Cirurgia Vascular
A cirurgia vascular é um dos ramos da Medicina que faz o tratamento dos vasos sanguíneos, ou seja, o sistema linfático, as artérias e as veias. O cirurgião vascular cuida de tudo que envolve o sistema circulatório, englobando diversas doenças que podem ser causadas pelo “engarrafamento” do sangue nesses locais.
A circulação sanguínea possui um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo em geral, seja para a prática de exercícios físicos ou, simplesmente, para evitar problemas, como varizes nos membros inferiores, aterosclerose, hipertensão e, em casos mais graves, acidente vascular cerebral (AVC).
A procura por um especialista deve acontecer no caso do paciente sentir alguns sintomas, como por exemplo: dores, inchaço, mudança de temperatura do corpo, dificuldade para caminhar e formigamento, além do aparecimento de varizes e vasinhos.
Entendendo o sistema circulatório
Basicamente, o sistema circulatório possui a responsabilidade de distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo. Além disso, esse sistema também retira e distribui as escretas nitrogenadas e o gás carbônico produzido pelo metabolismo celular.
Ele é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares, que são responsáveis pelo carregamento do sangue pelo corpo.
De forma resumida, o que acontece é que o sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Assim, através do seu bombeamento no ventrículo direito, é levado para os pulmões via artérias pulmonares.
Já nos pulmões, ocorre o processo de hematose, onde o sangue que, até então, é rico em gás carbônico, recebe oxigênio proveniente da respiração pulmonar. Esse sangue, já rico em oxigênio, volta para o coração através das veias pulmonares, chegando a esse orgão pelo átrio esquerdo, ou seja, no lado contrário do outro processo.
A partir daí, o sangue é levado para o ventrículo esquerdo, onde segue para as outras partes do corpo, saindo do coração pela artéria aorta.
Doenças venosas
As veias são importantíssimas para o corpo humano, já que desempenham a tarefa de transportar o sangue para o coração a todo momento. Porém, quando, por algum motivo, se tornam incapazes de fazer esse transporte, o sangue se acumula nas pernas e desenvolvem as chamadas “doenças venosas”.
Elas, na maioria das vezes, são causadas por questões genéticas, porém, existem alguns fatores de risco, como obesidade, gravidez e a falta de exercícios físicos, que também podem levar ao surgimento desses problemas.
As doenças venosas mais incidentes são: varizes, insuficiência venosa profunda, trombose e trombose venosa. Elas, entretanto, não são curáveis, mas respondem muito bem aos tratamentos de um cirurgião vascular, como os de compressão e a cirurgia vascular.
Doenças arteriais
As doenças arteriais acontecem quando as artérias, que são responsáveis por carregar o oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo, se estreitam e tornam-se duras, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja prejudicado.
Existem diversas doenças causadas por esse problema, como por exemplo:
1- Aneurismas arteriais;
2- Doença da carótida;
3- Doença arterial obstrutiva periférica.
Todas podem causas uma dor intensa, formigamento, feridas e gangrenas em membros do corpo, sendo necessário o tratamento de um cirurgião vascular para evitar que o problema se agrave e acabe causando um AVC, por exemplo.
Outras doenças
- Trauma vascular
O trauma vascular é a destruição dos vasos sanguíneos que nutrem importantes áreas do corpo humano. Isso faz com que haja uma interrupção do suprimento de oxigênio para os tecidos, levando à morte dos mesmos.
Isso pode acontecer por conta de um acidente de carro ou moto, projétil de arma de fogo ou até por armas brancas.
Muitas pessoas não sabem, mas o trauma vascular é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a doença que mais mata jovens em todo o mundo.
- Malformações arteriovenosas
As malformações arteriovenosas constituem uma comunicação considerada anormal entre o sistema arterial e o venoso encontrados em qualquer lugar do cérebro. Dessa forma, há a modificação do fluxo normal do sangue, causando problemas ao corpo humano.
Seus principais sinais são dores constantes, inchaço, perda da visão, dificuldade em falar, tontura súbita, entre outras. Caso o paciente sinta algum desses sintomas, é necessário procurar um cirurgião vascular, que pode fazer o tratamento com a embolização dos vasos anômalos.
- Síndrome de Cockett
Essa síndrome é descrita através da compressão da veia ilíaca esquerda pela artéria ilíaca direita, levando ao agravamento do quadro de varizes no membro inferior esquerdo e até mesmo em trombose profunda na região.
- Linfangites
A linfangite nada mais é do que a infecção aguda bacteriana dos canais linfático periféricos, causando lesões na região e levando à necessidade da consulta e tratamento com um médico vascular.