A aplicação de varizes é um tratamento também conhecido como escleroterapia. Serve tanto para tratamento de varizes e microvarizes (reticulares ou nutridoras) como para os vasinhos (telangiectasias) , que são mais superficiais.
Veja como esse tratamento para varizes pode ajudar a reduzir desconfortos em diversos níveis.
Por que o tratamento é chamado de aplicação de varizes?
A escleroterapia é um tratamento não invasivo, que pode ser realizado no consultório do médico e não exige anestesia.
É conhecido como aplicação de varizes porque o tratamento requer que o médico aplique uma injeção de uma substância esclerosante no local onde estão sendo tratadas as varizes, microvarizes ou vasinhos. Em geral, esse problema atinge mais as pernas.
Esses tratamentos são conhecidos como o que há de mais moderno para tratar os desconfortos que os vários tipos de varizes causam nos pacientes, em especial, as mulheres que são as maiores vítimas desse problema no sistema venoso.
Se ainda são vasinhos, além do desconforto estético, os pacientes podem sentir queimações e formigamentos no local. Ainda assim, devem buscar tratamento porque já denota um problema de funcionamento no sistema venoso. Com o tempo, poderá evoluir para varizes mais grossas.
Quando são veias safenas doentes e varizes mais calibrosas, os sintomas são dores, cansaços, peso nas pernas e até complicações mais sérias como trombose profunda venosa e hemorragias.
Calor piora os sintomas
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, no verão, pode aumentar de 20% a 30% as queixas dos pacientes em relação às varizes.
Esses problemas no sistema venoso tendem a piorar na época de calor porque com as altas temperaturas ocorre a vasodilatação, que dificulta o retorno do sangue às veias. Além disso, com menos água no corpo, o sangue também vai se tornar mais espesso e causar riscos ao organismo.
Então, em climas quentes, os pacientes vão perceber mais inchaços, queimações e dores.
Para tentar minimizar esses efeitos, os pacientes devem hidratar-se ao máximo, para evitar as perdas de líquidos que ocorrem em função do suor excessivo.
Conheça os tipos de aplicações de varizes
Escleroterapia convencional
Esse tratamento é realizado com aplicação de uma injeção com uma medicação em vasinhos ou microvarizes. As substâncias aplicadas podem ser glicose, polidocanol, etanolamina, entre outras.
O objetivo é causar uma irritação e inflamação no vaso a ponto de que ele se feche.
Pelo fato do uso da glicose ser bastante comum, o tratamento também é conhecido como aplicação de varizes com glicose.
Normalmente, são necessárias algumas sessões para que o vaso se feche, mas a quantidade depende da resposta do organismo de cada paciente.
Aplicação de varizes com espuma
Neste tratamento para varizes, o medicamento (polidocanol) vai adquirir uma consistência de espuma densa para fechar a veia.
Quando as veias doentes são as safenas ou varizes mais grossas, o médico também faz a punção delas com o auxílio de um ultrassom.
A aplicação de espuma em varizes grossas vai depender da idade do paciente, histórico de alergias, comorbidades, grau de insuficiência e também os objetivos de cada paciente.
O tratamento de varizes com espuma é indicado para pessoas com insuficiência venosa crônica avançada, alto risco cirúrgico ou portadores de úlceras venosas.
Aplicação de varizes a laser
Embora não envolva o uso de injeções, o laser transdérmico também é conhecido como aplicação de varizes.
Essa nova tecnologia tem sido utilizada para tratar vasinhos e microvarizes sem necessidade de incisões ou agulhas.
Consiste na emissão de energia a laser a partir de fontes de luz, com o objetivo de aquecer a estrutura do vaso e provocar o seu fechamento. O tipo de laser utilizado possui afinidade pela hemoglobina do sangue, além de poder ajustar parâmetros que protegem a pele e as estruturas vizinhas. É utilizado em conjunto com o resfriamento da pele para dar conforto e sensação anestésica.
Quanto tempo de repouso após aplicação de varizes?
Esses tratamentos não exigem repouso, mas os cuidados após aplicação de varizes são:
- Uso de meias elásticas indicadas pelo médico. É importante entender que cada tratamento vai exigir um tipo de compressão, por isso, apenas o médico pode indicar o uso. As meias não precisam ser usadas no momento do sono;
- É indicado que os pacientes elevem os pés da cama ou colchão para que as pernas fiquem ligeiramente para o alto durante a noite;
- No pós-tratamento, os pacientes também devem caminhar;
- Evitar exposição solar direta na região tratada com a aplicação de varizes. Nessa recuperação, usar um protetor solar também vai ajudar a evitar o surgimento de manchas no local que foi tratado.
Outros esclarecimentos após a aplicação de varizes
Como não exigem anestesias, muitos pacientes querem saber se a aplicação de varizes dói muito.
O procedimento é praticamente indolor, mas depois pode causar um certo desconforto devido ao efeito da medicação dentro da veia, que irá provocar uma reação inflamatória no sentido de fechá-las.
Por isso, o médico poderá indicar alguma pomada ou até mesmo analgésicos para o pós-operatório.
Manchas após a aplicação
Outro ponto a ser esclarecido envolve o surgimento de manchas após aplicação de varizes. A explicação é que o procedimento deflagra uma inflamação nas varizes para levá-las ao fechamento, mas com a indicação de medicações, como pomadas, é provável que o problema sequer apareça.
Quando o paciente faz o tratamento com laser transdérmico podem surgir algumas pequenas crostas, mas não devem ser retiradas pelo paciente, porque forçar a retirada das cascas pode promover uma cicatriz na pele.
Hematomas ou manchas roxas após aplicação de varizes a laser ou com injeções também podem acontecer, mas desaparecerão com o tempo. A explicação é que na hora que o laser ou a medicação atingem a veia pode provocar um vazamento interno de sangue que vai estimular os hematomas.
Exercícios físicos
Outra dúvida comum dos pacientes é: “Depois de fazer aplicação de varizes posso malhar?”.
Quem faz aplicação de varizes pode fazer academia no dia seguinte. Como a aplicação de varizes é um procedimento bastante moderno, na verdade, o paciente só deve evitar esforços físicos intensos no mesmo dia do procedimento.
No dia seguinte, o médico irá liberar o paciente para voltar ao trabalho e continuar suas rotinas de exercícios.