O laser para vasinhos é uma das opções para se livrar desse problema que causa tantos desconfortos estéticos, especialmente às mulheres.
Quem opta pela secagem de vasinhos a laser vai constatar que essa é uma técnica moderna, que oferece diversos benefícios aos pacientes. Leia mais neste post.
Entenda o que são os vasinhos
Telangiectasias é o nome técnico dado aos vasinhos. Embora ainda não tragam os mesmos sintomas que as varizes, esse problema é resultado de um regime de hipertensão venosa na região onde se apresenta, sendo estruturas venosas superficiais e dilatadas de até 1mm de diâmetro.
Os vasinhos são causados por refluxo venoso proveniente de uma vênula ou veia varicosa. Podem vir associados a diversas síndromes genéticas ou malformações arteriovenosas.
Identificá-lo é bastante fácil porque estão mais à superfície da pele, muitas vezes, são conhecidos como aranhas vasculares devido ao seu formato e, em geral, têm coloração azulada ou avermelhada. Podem surgir ao mesmo tempo que as varizes ou antecipar a ocorrência delas.
Os vasinhos podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, tórax ou pescoço, mas em sua maioria surgem nas pernas e pés.
Os vasinhos podem trazer muitos incômodos para as mulheres porque podem restringir bastante o uso de roupas como saias e shorts, especialmente para aquelas que têm pele bastante clara, porque o problema torna-se ainda mais perceptível devido à coloração das telangiectasias.
Em períodos de grande calor, é ainda pior, porque é nesse momento que o uso de roupas mais curtas e frescas tornam-se quase uma necessidade.
O que causa os vasinhos?
Como os vasinhos têm a mesma origem das varizes, ou seja, a insuficiência venosa crônica, que traz um mau funcionamento do sistema venoso, as causas que levam ao aparecimento deles serão os mesmos:
- Fatores hereditários;
- Uso de anticoncepcionais;
- Gravidez, devido ao aumento do volume da barriga e mais dificuldade no retorno venoso;
- Estar acima do peso;
- Passar longos períodos na mesma posição.
Laser para vasinhos funciona?
As escleroterapias estão entre as técnicas para cuidar desse problema, como o tratamento de varizes com espuma ou a escleroterapia líquida. Mas, além desses tratamentos, há também o laser transdérmico, que tem diversas vantagens.
O tratamento a laser para vasinhos nas pernas ou outras regiões do corpo é uma opção bastante viável e moderna para quem quer se livrar desses incômodos.
O laser para vasinhos consiste na emissão de energia a partir de fontes de luz, com o objetivo de aquecer a estrutura do vaso e provocar o seu fechamento.
No laser transdérmico, o tipo de laser ( Nd:YAG 1.064 nm) utilizado possui afinidade pela hemoglobina do sangue, além de poder ajustar parâmetros que protegem a pele e as estruturas vizinhas. Isso significa que essa energia vai atingir diretamente o vasinho, sem prejuízo para a pele ou outros tecidos que atravessar.
Conheça os benefícios do laser para secagem de vasinhos:
1 – É rápido e seguro
O laser para vasinhos nas pernas tem fácil aplicação e pode atingir as telangiectasias ou microvarizes em qualquer área dos membros inferiores de forma rápida. Também é muito seguro para pessoas que são propensas às alergias, porque esse tratamento não faz uso de substâncias químicas.
Como se trata apenas de um dispositivo pressionado contra o local onde estão as microvarizes ou vasinhos, quase não há efeitos adversos. Em alguns pacientes, pode haver uma sensação de leve desconforto, que é tranquilamente tolerável. Nos dias seguintes, pode apresentar leve irritação da pele, que pode ser facilmente tratada com cremes específicos prescritos pelo médico.
2 – Não é necessário agulhas
Essa é uma grande vantagem para quem quer eliminar os vasinhos mas tem medo de agulhas. Na emissão do laser, não há necessidade de nenhum procedimento invasivo.
3 – Não faz uso de anestesia
O laser para vasinhos é utilizado em conjunto com o resfriamento da pele (crioterapia) para dar conforto e sensação anestésica ao paciente.
4 – Não tem necessidade repouso
Uma das dúvidas de quem faz o tratamento com as escleroterapias é se a aplicação de vasinhos precisa de repouso. Assim como esses outros tratamentos, o laser para secar vasinhos não vai exigir pausa nas atividades dos pacientes.
O paciente deve apenas evitar atividades físicas no mesmo dia da sessão de laser.
Cuidados após a sessão de laser para secar vasinhos
Essa técnica é bastante moderna e segura, ainda assim, os pacientes devem ficar atentos a esses cuidados após a sessão:
Só faça o tratamento com profissionais especializados
Apesar de ser uma técnica não invasiva, não é qualquer profissional que pode fazer uso do laser para tirar vasinhos das pernas ou qualquer outra parte do corpo.
Esse procedimento deve ser realizado por um cirurgião vascular ou médico vascular, que será habilitado para este tipo de técnica e terá experiência de atuação com laser. Caso contrário, o paciente poderá correr o risco de ter lesões e manchas de pele ao entregar seu tratamento a pessoas não capacitadas.