
Ainda que o surgimento de problemas no sistema venoso tenha um forte componente hereditário, há maneiras de saber como evitar varizes.
Leia esse post para saber o que causa varizes e impedir que o problema apareça.
O que são as varizes?
Antes de saber como evitar varizes nas pernas, vamos entender o que é e como surge esse problema.
As varizes são veias anormais, alongadas, retorcidas, dilatadas, cilíndricas ou saculares, que medem a partir de 4mm, e aparecem mais comumente nos membros inferiores. No entanto, poderão acometer até mesmo a região pélvica, afetando ovários, trompas e útero.
Fruto de alguma alteração funcional do sistema venoso, quando surge um mau funcionamento das válvulas venosas e flacidez de suas paredes, as varizes tanto podem estar na região subcutânea ou em camadas mais profundas, e costumam ter uma coloração azulada ou arroxeada.
Alguns fatores vão favorecer o surgimento das varizes:

Além disso, as varizes de membros inferiores também podem surgir devido a uma obstrução ao fluxo venoso após episódio de trombose; fístulas arteriovenosas congênitas ou pós-traumáticas e síndromes genéticas.
As varizes causam desconfortos estéticos, além de sensação de cansaço e dores nas pernas, inchaços ao redor dos tornozelos, cãimbras, coceiras ao redor das varizes, etc.
Podem provocar também problemas mais graves como varicorragia (hemorragia das varizes), flebites, trombose venosa profunda, endurecimento do tecido subcutâneo das pernas e úlceras venosas.
O tratamento para varizes, que tem opções como a cirurgia de varizes ou até mesmo métodos minimamente invasivos como o tratamento de varizes com espuma, vai depender dos tipos de varizes e do planejamento que o médico fará para livrar os pacientes desses desconfortos.
Varizes : como evitar?

Como evitar varizes?
Como evitar as varizes se a pessoa tem uma predisposição genética? Uma das dicas é buscar melhorar a circulação das pernas e o tônus muscular com um estilo de vida mais saudável. Por isso, algumas dicas são:
Use meias de compressão
O uso de meias elásticas de compressão melhora a circulação sanguínea do membro inferior, evita inchaços e facilita a recuperação muscular após atividades físicas.
Essa medida também é ótima para quem está buscando dicas sobre como evitar varizes na gestação.
No entanto, como existem vários graus de compressão nas meias, o ideal mesmo é buscar um médico vascular para indicar o tipo correto, de acordo com o momento vivenciado por cada paciente.
Evite os longos períodos na mesma posição
Muitas pessoas devem se questionar: “Trabalho em pé, como evitar varizes?”. Mas além de quem trabalha direto em pé, pesquisas médicas já demonstraram que quem trabalha 8 horas sentado também aumenta em 10% o risco de ter varizes.
Quando a função profissional exige que a pessoa fique na mesma posição por muito tempo, seja em pé ou sentado, é preciso fazer alguns intervalos e movimentos para estimular a circulação do sangue em algumas partes do corpo, como esticar os tornozelos e dobrar os joelhos como se fosse marchar.
Além disso, é preciso também buscar elevar as pernas pelo menos 3 vezes ao dia, por 15 minutos.
Faça atividades físicas
Um exercício bastante benéfico para melhorar a circulação sanguínea é a caminhada, mas outras modalidades de atividades físicas também vão ajudar na melhoria dessa funcionalidade do corpo.
Ioga, por exemplo, estimula a prática de várias posições em que a pessoa precisa colocar as pernas para cima, e estimulam a circulação sanguínea.
Outras atividades que podem ajudar a prevenir o problema é a natação e o ciclismo.
Adote uma dieta saudável
Além da prática constante de exercícios, atitudes saudáveis como uma dieta balanceada também podem ser muito efetivas para quem está buscando como evitar as varizes e vasinhos.
É importante evitar o excesso de sal na alimentação, que é um grande inimigo da circulação, porque retém líquidos e dificulta o bombeamento do sangue. É importante lembrar também que alimentos industrializados têm uma quantidade muito grande de sal na composição.
Por outro lado, alimentos com potássio ajudam a eliminar o sódio e controlar a pressão arterial. Uma dieta rica em fibras para evitar varizes também é benéfica porque evita a constipação intestinal.
Perca peso
Como já se sabe, a obesidade é um dos fatores que facilitam o surgimento das varizes, porque provoca uma maior pressão no interior das veias.
Adotar uma alimentação saudável e ter uma regularidade na realização de atividades físicas vai contribuir com uma manutenção das medidas e até a perda de peso.
Evite cintas abdominais muito apertadas
Se alguém quer saber como evitar o surgimento de varizes, é importante abolir as cintas abdominais ou até mesmo roupas excessivamente apertadas do guarda-roupa, como calças, que comprimem a região abdominal, virilhas e joelhos.
As cintas abdominais muito apertadas e usadas por longos períodos podem estimular o aparecimento de varizes porque prejudica a circulação sanguínea.
Essa pressão provocada pelo acessório vai afetar diretamente vasos importantes que chegam até os membros inferiores. Pressionados, eles dificultam que o sangue saia da região e retorne ao coração.
É diferente da pressão exercida pelas meias elásticas apropriadas, que farão uma compressão de forma graduada e homogênea.
Pare de fumar
Evitar o tabagismo é uma medida muito importante para quem quer saber como evitar varizes e vasos, especialmente para aquelas pessoas que têm predisposição genética.
O cigarro está associado com vários problemas no sistema venoso, como mudanças na coagulação, alterações na anatomia dos vasos e surgimento de varizes.
Isso porque as substâncias do cigarro podem deixar o sangue mais viscoso e prejudicar muito a circulação.
Como evitar varizes nas pernas: consulte o especialista
Todas essas dicas acima serão ótimas para quem quer saber como evitar as varizes na gravidez, para mulheres em outras fases da vida ou até se os pacientes forem homens.
Mas uma das dicas mais importantes é consultar um médico vascular para avaliar regularmente como anda a saúde venosa do seu corpo.