Médico vascular? Clínica de doenças venosas? Sabe a importância de buscar uma clínica vascular quando se está com problemas no sistema circulatório?
Consultar um bom especialista em uma clínica de angiologia e cirurgia vascular vai ajudar a evitar problemas graves de saúde. Leia mais neste post.
Vascular: clínica trata doenças no sistema circulatório
Uma clínica vascular é especializada na avaliação e tratamento de doenças relacionadas à circulação sanguínea.
Essas enfermidades podem ser avaliadas por um médico vascular, que vai analisar a gravidade dessas manifestações e indicar o melhor tratamento, que poderá ser uma cirurgia de varizes.
Mas, além das varizes, que costumam se concentrar nos membros inferiores, esses problemas no sistema venoso podem se manifestar por meio de sintomas ou outros sinais como vasinhos, inchaços, dores e manchas nas pernas.
Em uma clínica angiovascular, além das doenças venosas, como a insuficiência venosa crônica, também são avaliadas e tratadas as doenças arteriais e linfáticas.
Conheça os tratamentos realizadas na nossa clínica vascular em São Paulo:
Doenças venosas
As doenças venosas são provocadas por um mau funcionamento do sistema venoso. Suas causas tanto podem ter uma origem hereditária, envelhecimento ou mesmo hábitos e estilos de vida.
O sistema venoso é composto por:
- Veias superficiais: ficam logo abaixo da pele e no subcutâneo;
- Veias profundas: caminham entre a musculatura do membro;
- Veias perfurantes: fazem a comunicação entre as veias superficiais e profundas.
As patologias venosas se manifestam quando essas veias não cumprem bem a função de transportar o sangue do corpo de volta ao coração. Essa incapacidade funcional vai provocar o acúmulo do sangue na região comprometida e vai ocasionar determinados sintomas.
Entre as doenças venosas que são tratadas em uma clínica vascular, a insuficiência venosa crônica e a trombose venosa profunda merecem muito cuidado e atenção especial.
Insuficiência Venosa Crônica
As veias têm válvulas ao longo do seu comprimento, que se abrem e fecham para facilitar o direcionamento de sangue no sentido do coração.
Quando o funcionamento dessas válvulas não ocorrem adequadamente apresenta-se a insuficiência venosa crônica que pode levar a problemas como varizes, que trazem sintomas como dor, peso, queimação, formigamentos, coceiras, cãibras e inchaços.
Os sinais da doença que podem ser identificados são os vasinhos, varizes, manchas de pele, inflamações e até úlceras, quando em estágios mais avançados.
Na maioria das vezes, são causadas por questões genéticas, porém, existem alguns fatores de risco, como obesidade, gravidez e a falta de exercícios físicos, que também podem facilitar o surgimento desses problemas.
A insuficiência venosa crônica responde muito bem aos tratamentos do médico especialista de varizes, que é o cirurgião vascular.
Atualmente, em uma clínica vascular são oferecidos diversos tratamentos para os diferentes estágios da doença. Ao fazer o acompanhamento da insuficiência venosa e avaliar os tipos de varizes, o profissional poderá prescrever tanto a remoção de varizes por métodos tradicionais ou indicar tratamentos menos invasivos e de recuperação mais rápida.
O que causa varizes?
Trombose Venosa Profunda
A trombose venosa profunda é uma condição médica muito grave, na qual coágulos sanguíneos se alojam no interior das veias profundas. Na maioria das vezes, esses trombos podem se alojar nos membros inferiores, como na panturrilha ou até nas coxas.
Esses coágulos podem se mover e se deslocar até os pulmões, causando uma embolia pulmonar, problema que pode ser fatal. Segundo dados da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia, uma em cada quatro pessoas no mundo morre por condições causadas por uma trombose.
Pessoas com câncer, grávidas, mulheres que acabaram de dar à luz ou que tomam anticoncepcionais estão no grupo de risco da trombose. No entanto, uma imobilidade prolongada das pernas, como no caso de viagens aéreas ou rodoviárias ou devido a uma doença que exija que o paciente fique acamados por um longo tempo, também podem deflagrar uma trombose.
Outros fatores de risco para a trombose:
- Predisposição genética;
- Ter idade acima de 40 anos;
- Veias varicosas;
- Dificuldade para caminhar;
- Desidratação;
- Obesidade;
- Hormonoterapia;
- Traumas;
- Tabagismo;
- Insuficiência cardíaca e/ou respiratória.
Os coágulos podem se formar de forma silenciosa, mas também podem apresentar sintomas como inchaços, dores nas pernas, vermelhidão e rigidez na musculatura.
Por isso, é tão importante o cuidado com a saúde vascular e ida a uma clínica especializada de forma preventiva.
Doenças arteriais
Para cuidar da saúde vascular, uma clínica especializada também faz avaliações e indicações de tratamento para doenças arteriais.
As doenças arteriais acontecem quando as artérias, que são responsáveis por carregar o oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo, ficam estreitas e endurecidas, fazendo com que o fluxo sanguíneo seja prejudicado. Normalmente, esse problema é causado pela existência de placas nas artérias.
Quando ocorrem alterações que levam a uma diminuição de circulação sanguínea nas artérias, um dos sintomas é a dor, formigamento e até feridas e gangrenas em membros do corpo.
Existem diversas doenças causadas por esse problema e que podem ser tratados na nossa clínica de angiologia e cirurgia vascular:
Aneurismas arteriais
Quando há uma dilatação em um vaso sanguíneo, que aumente mais de 50% do seu diâmetro, pode ser caracterizado um aneurisma.
Podem ser provocados por causas diversas, desde doenças do colágeno e reumáticas, a traumas com lesões diretas no vaso e infecções. A mais comum é a doença aterosclerótica, que é caracterizada por um acúmulo de gordura nas paredes das artérias.
Também pode ser uma doença silenciosa, que só se manifesta em crises agudas, que provocam mais dor e, em casos mais graves, também levam a sangramentos, que ocorrem quando o aneurisma se rompe.
Doença da carótida
As carótidas são as artérias que levam o sangue para o cerébro e estão localizadas no pescoço. Quando estão doentes, devido ao acúmulo de gordura podem levar a um AIT (Acidente Isquêmico Transitório) ou AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O acompanhamento regular é importante, com controle dos fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes melitus, dislipidemia, tabagismo, além da realização de exames de Ecodoppler Vascular das carótidas que podem ser realizados na clínica vascular.
Doença arterial obstrutiva periférica
O acúmulo de gordura nas paredes das artérias leva ao estreitamento do fluxo de sangue, conhecido como estenose, podendo evoluir com obstrução completa. Esse processo vai prejudicar a circulação do sangue nas pernas e pode provocar dor ao caminhar, fisgadas na panturrilha, sensação de fadiga nas pernas, queda de pelos, ressecamento da pele, alterações das unhas, até o surgimento de feridas e gangrenas.
Pode ser um sinal muito forte de que há alguma alteração em outros vasos do corpo.
Pé diabético
Em uma clínica vascular, também pode ser tratado o pé diabético, que é uma patologia que pode ocorrer em pessoas que têm diabetes. Se manifesta de 3 formas: pé diabético isquêmico (falta de circulação), pé diabético neuropático (perda de sensibilidade) e pé diabético infectado. Estas formas podem se apresentar associadamente.
Doenças linfáticas
O sistema linfático do corpo humano possui diversos vasos distribuídos por todo o corpo, tendo a função de drenar a linfa, que é um líquido proveniente dos tecidos corporais, compostos de água, proteínas, gorduras, e resíduos para os linfonodos, onde a substância é submetida a uma filtragem e eliminação de resíduos ruins para que, posteriormente, seja devolvida ao coração.
As doenças linfáticas podem ocorrer por múltiplas causas, sendo as causas infecciosas as mais frequentes. As patologias linfáticas mais conhecidas são linfangite e linfedema.
Linfangite
Essa é uma infecção bacteriana aguda dos vasos linfáticos superficiais que atinge habitualmente os membros inferiores.
Essas bactérias podem ter como portas de entrada no organismo frieiras, arranhões, rachaduras no calcanhar e até calos que vão resultar em infecções que causam febres, vômitos, mal-estar geral, dor e vermelhidão na região afetada.
Linfedema
O linfedema é o inchaço em uma perna ou braço devido a uma alteração no funcionamento dos vasos linfáticos. Pode ser provocado por questões genéticas (causa primária) ou após um trauma, infecções (erisipela), pós-cirurgia ou pós-radioterapia.
Obesidade e doenças autoimunes também são considerados fatores de risco para desenvolvimento de um linfedema.
#Dica do médico
Todas as doenças que atingem a saúde vascular podem ser tratadas em uma clínica vascular. O ideal é que as pessoas tenham uma postura preventiva em relação à detecção dessas doenças para evitar que atinjam estágios mais avançados e críticos.
Em todos os casos, será realizada uma criteriosa avaliação, que exige conhecimento da história clínica dos pacientes e diversos exames para um diagnóstico cuidadoso.
Agende uma consulta na nossa clínica vascular em São Paulo!