As telangiectasias representam um forte desconforto estético para muitas mulheres e até homens, que querem tratar o problema o quanto antes, mas uma dúvida que costumam ter é: aplicação de vasinhos precisa de repouso?
Veja neste post, o que é a aplicação de vasinhos e se é necessária uma pausa nas atividades.
O que são vasinhos?
Os vasinhos ou telangiectasias, que é o nome técnico dado a esse problema que resulta de um regime de hipertensão venosa na região onde se apresenta, sendo estruturas venosas dilatadas de até 1mm de diâmetro.
Costumam ter uma coloração azulada ou avermelhada e são causadas por refluxo venoso proveniente de uma vênula ou veia varicosa. Estão mais à superfície da pele, podem surgir ao mesmo tempo que as varizes ou antecipar a ocorrência delas.
Os vasinhos podem vir associados a diversas síndromes genéticas ou malformações arteriovenosas e são classificados em duas categorias:
- Primárias: quando se desenvolvem sem a constatação de qualquer doença sistêmica;
- Secundárias: resultado da associação a uma doença venosa crônica.
Muitas técnicas mais modernas já surgiram para o tratamento de varizes e vasinhos, entre as mais conhecidas estão as escleroterapias ou aplicação de varizes e vasinhos. Além desses tratamentos, há também o laser transdérmico.
Entenda abaixo se para aplicação de vasinhos precisa repouso.
Aplicação de vasinhos convencional
É realizado com aplicação de uma substância esclerosante nos vasinhos. As substâncias aplicadas podem ser polidocanol, glicose, etanolamina, entre outras.
A substância vai provocar um vasoespasmo (contração da veia) e se inicia uma reação inflamatória, que vai resultar no fechamento da veia doente.
Normalmente, são necessárias algumas sessões para que o vaso se feche, mas a quantidade depende da resposta do organismo de cada paciente.
Aplicação de varizes com espuma
Nessa aplicação para vasinhos, o medicamento (polidocanol) é misturado com um gás (ar ambiente ou gás carbônico) para formação da espuma a ser injetada. Essa substância também vai promover o fechamento dos vasinhos.
O tratamento de varizes com espuma é também indicado para pessoas com insuficiência venosa crônica avançada, alto risco cirúrgico ou portadores de úlceras venosas.
Laser transdérmico
O laser transdérmico tem sido utilizado para fazer a secagem de vasinhos (telangiectasias) e microvarizes (reticulares ou nutridoras).
Uma vantagem é que esse tratamento não faz uso de incisões ou agulhas e pode ser indicado para pessoas que têm aversão a elas.
O laser é aplicado diretamente na pele do paciente vai provocar o desaparecimento dos vasinhos com o passar dos dias.
Aplicação de vasinhos precisa de repouso?
A escleroterapia com espuma ou escleroterapia convencional é realizada no próprio consultório do médico, assim como o tratamento com laser transdérmico.
Em qualquer um desses métodos não há necessidade de repouso, o paciente pode retornar às suas atividades, inclusive dirigir. No entanto, deve-se evitar atividade física no mesmo dia do procedimento.
Para cada caso, o médico vascular pode indicar medicamentos (medicações orais e cremes) para alívio de possíveis desconfortos e diminuir o risco de inflamações, que podem gerar manchas. É importante seguir as prescrições do médico.
Além disso, é indicado também que o paciente não exponha o local da aplicação de vasinhos ao sol e use sempre protetor solar fator 50 ou acima e hidrantes, também para evitar manchas definitivas.
Na aplicação de vasinhos com a espuma ou líquido ou o tratamento com laser transdérmico pode ocorrer a formação de áreas roxas, que podem ser ocasionadas porque houve um extravasamento de sangue no procedimento, o que é totalmente normal. Esses roxos vão sair com o tempo e não terão nada a ver com o repouso.
Nestes casos, o uso de cremes específicos 2 a 3 vezes ao dia vão acelerar a absorção desse hematoma pelo organismo.
Nem sempre a aplicação de vasinhos vai exigir o uso de meias elásticas. O médico também vai orientar caso a caso.
Médico informa detalhadamente sobre cada abordagem
Esses procedimentos só deverão ser realizados com um médico especialista da área vascular. Na consulta, o cirurgião vascular fará a investigação clínica de cada caso e indicará o tratamento mais adequado, de acordo com o histórico do paciente. Por exemplo, o paciente deverá informar ao médico se já tem um quadro de alergias.
O médico vai explicar sobre cada abordagem e se a aplicação de vasinhos precisa de repouso ou não. É muito importante que o paciente siga todas as recomendações médicas.