
O inchaço nas pernas é uma queixa muito comum para diversas pessoas. Nos termos médicos, também é conhecido como edema dos membros inferiores.
Mas o que podem ser esses inchaços na perna? Será que são varizes? Vamos ver neste post o que pode causar inchaço nas pernas e tornozelos.
O que causa inchaço nas pernas?
O inchaço nas pernas é um sintoma que pode estar ligado a diversas causas, como as doenças vasculares, mas existem outros motivos que também podem levar os membros inferiores a ficarem inchados.
Além das doenças venosas, os inchaços podem ocorrer por doenças cardíacas, renais e até obesidade.
Mas, às vezes, o inchaço nas pernas e pés nem estão ligados a uma doença, pode estar ligado a uma situação ou hábito de vida. Podem ser resultado de acúmulos de líquido no corpo, provocado por fatores como o envelhecimento, uma gravidez, uso de hormônios (anticoncepcionais) ou até quando a pessoa fica muitas horas na mesma posição.
Veja aqui algumas causas de inchaço nas pernas:

Doenças vasculares
Os inchaços podem ser fruto de problemas na circulação sanguínea, também conhecida como insuficiência venosa.
O mau funcionamento das veias dos membros inferiores leva ao acúmulo de líquido, que extravasa dos vasos para os tecidos ao redor, levando ao inchaço.
Essa doença leva ao surgimento das varizes, que são veias tortuosas, alongadas, que estão com sua função comprometida e provocam dor nas pernas e inchaço. Junto com os inchaços, também ao redor dos tornozelos, as varizes podem trazer dores ou sensação de cansaço e peso nas pernas, formigamentos, cãibras, ardências e queimações, coceiras, flebites, manchas, dermatites e úlceras nos membros inferiores.
São vários tipos de varizes e o médico especialista em varizes vai orientar o melhor tratamento, que pode ser uma cirurgia de varizes tradicional ou procedimentos minimamente invasivos.
Outra grande preocupação com os inchaços é a trombose venosa profunda, que é uma doença grave e precisa ser tratada para evitar as complicações.
A trombose venosa profunda pode ocorrer em qualquer idade e, se o paciente já tiver alguma herança genética, é muito importante estar atento ao se iniciar inchaços e dores nas pernas.
Além da dor e inchaço nas pernas e pés, a trombose venosa profunda pode causar dificuldades em mover os membros inferiores e vermelhidão.
A grande preocupação da trombose venosa profunda é a migração do coágulo para o pulmão, o que vai provocar embolia pulmonar, que pode até ser fatal.
Obesidade
O excesso de peso provoca uma sobrecarga nas pernas, porque dificulta o retorno de sangue ao coração, estimulando a retenção de líquidos e até dificuldades na circulação sanguínea. Esse quadro vai causar inchaços nos membros inferiores.
Com o tempo, a obesidade poderá levar o paciente a desenvolver varizes.
Gravidez
Nessa fase da vida da mulher, os altos níveis hormonais provocam retenção líquida, há um aumento da quantidade de sangue na circulação e o retorno venoso pode ficar prejudicado, especialmente com o crescimento do útero a partir do 5o. mês de gestação. Dessa forma, ocorrem os inchaços.
Envelhecimento
Os inchaços também começam a surgir com frequência à medida que as pessoas envelhecem, porque as válvulas presentes nas veias vão ficando mais flácidas e prejudicam o retorno venoso. Com isso, também é comum o surgimento de varizes, especialmente nas mulheres, devido às questões hormonais do próprio organismo feminino. Cerca de 45% das mulheres têm varizes, a partir dos 60 anos, o índice tende a aumentar. Além disso, os idosos tendem a se movimentar menos, o que piora o quadro.
Uso de remédios
Algumas medicações podem provocar inchaços nas pernas, como anticoncepcionais, remédios de pressão alta e terapia hormonal, porque vão estimular o acúmulo de líquidos. Em alguns casos, os médicos podem trocar as medicações para diminuir o sintoma.
Doenças cardiológicas
Inchaços nas pernas podem estar ligados às doenças cardiológicas, como a insuficiência cardíaca. Neste caso, o coração tem uma função diminuída, batendo com uma força menor. Isto gera acúmulo de líquidos no pulmão, abdome e membros inferiores.
Neste caso, a insuficiência cardíaca está ligada a doenças como hipertensão arterial sistêmica, infarto do miocárdio, infecções, medicações, doença arterial coronariana.
Insuficiência renal
A condição conhecida como insuficiência renal ocorre quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue para remover as toxinas.
Então, um dos sintomas desse problema é o inchaço das pernas, tornozelos e pés, que são motivados pela retenção de líquidos, que ocorrem devido à falha dos rins.
Inchaços por ficar na mesma posição
O simples fato de a pessoa ficar muito tempo parada em uma única posição (em pé ou sentado) pode gerar o edema. Os principais momentos em que as pessoas podem perceber isso é durante as viagens longas.
Neste caso, os inchaços são provocados por acúmulos de líquidos, e a posição contínua desfavorece a volta do sangue das pernas para o coração.
Altas temperaturas
Com temperaturas altas, acontece uma dilatação dos vasos e maior extravasamento de líquidos a partir deles. Assim, o tempo quente causa mais inchaços nas pernas.
O verão também favorece uma piora nos sintomas gerais das varizes pelos mesmos motivos.
Como diminuir inchaço nas pernas e pés?
Em geral, nos casos de acúmulo de líquidos, fazer uma breve pausa após 2 horas na mesma posição e elevar as pernas para cima será bastante útil para minimizar o desconforto. Quando o inchaço nas pernas ocorre durante a gravidez, o uso de meias elásticas, caminhadas, drenagens linfáticas e controle do peso também ajudam a diminuir o problema.
Mas quando esse problema acontece com frequência, não adianta postergar a procura por um médico. Tomar chás para inchaço nas pernas ou algum remédio caseiro, pode atrasar o diagnóstico correto e evoluir com complicações. A orientação é buscar um clínico geral, que vai fazer as investigações e encaminhar para o especialista mais adequado.
O paciente também pode procurar diretamente um médico vascular, que pode descartar as causas mais graves em suas investigações e até constatar que o problema vai exigir uma cirurgia de varizes ou mesmo o tratamento da trombose venosa profunda.
Para cada caso será uma resposta diferente para a pergunta “O que é bom para inchaço nas pernas?”. Então, percebendo o problema, a melhor dica é buscar ajuda médica.
