Na cirurgia de varizes, a recuperação tem sido muito mais curta para os pacientes após o surgimento de tratamentos mais modernos.
Ainda assim, o pós operatório de varizes exige alguns cuidados e varia caso a caso. Nest post, entenda mais sobre o assunto.
Qual o tempo de recuperação de cirurgia de varizes?
As varizes, especialmente nas pernas, atingem uma boa parte da população. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, pode afetar até 45% das mulheres, mas também não livra os homens dos seus transtornos.
As varizes são reflexos de um problema no sistema venoso do paciente, podem ter evolução lenta e progressiva, e causam, principalmente, sintomas como dores, sensações de peso e cansaço nas pernas, inchaços, formigamentos e até cãibras.
Embora muitas pessoas acometidas pelo problema se acostumem com esses sintomas, é necessário investir em um tratamento, porque as varizes podem progredir para problemas ainda mais sérios.
Além de provocarem desarmonia estética no local onde surgem, como as veias tortuosas, dilatadas e descamações, as varizes podem chegar a provocar úlceras, hemorragias e trombose venosa profunda.
A recuperação de cirurgia de varizes nas pernas depende do tipo de procedimento necessário para resolver os quadros de varizes, microvarizes e vasinhos.
A indicação de tratamento vai depender também da idade do paciente, comorbidades, histórico de alergias, grau de insuficiência venosa, além dos objetivos esperados por cada paciente com o tratamento.
Porém, saber quanto tempo demora a recuperação de cirurgia de varizes é uma preocupação para diversos pacientes que não querem — ou podem– ficar em processo de pausa das atividades por um período longo.
Vamos verificar aqui qual o tempo de recuperação da cirurgia de varizes de acordo com a técnica utilizada.
Recuperação cirurgia varizes: retirada safena
A cirurgia de varizes convencional consiste na retirada das veias safenas doentes, é conhecida como safenectomias. Para isso, é realizado um corte na virilha e outro na perna para a fazer a remoção das veias. É realizada em ambiente hospitalar.
Quando há a retirada da safena na cirurgia convencional ocorre também um sangramento das veias ao redor. Por isso, a recuperação cirurgia de varizes safena é um pouco mais lento do que nas técnicas mais modernas, pode chegar de 15 dias a um mês para voltar às atividades normais.
Apesar disso, os médicos também já estão usando várias técnicas durante o procedimento para melhorar o tempo de recuperação nessa cirurgia de varizes tradicional.
Porém, mesmo na cirurgia de varizes bilateral, a recuperação do paciente não deve ser o tempo todo deitado para não correr o risco de trombose. O repouso é relativo, com necessidade de certa movimentação, mas se sentir dor ou inchaço é indicada a colocação das pernas para cima.
Os pacientes podem também receber indicações de uso de analgésicos para dor.
Pós-operatório da termoablação ou radiofrequência
Indicada como tratamento das veias safenas doentes, a termoablação é uma técnica minimamente invasiva, que usa laser para promover o fechamento dessas veias.
Pode ser realizada tanto em ambiente hospitalar ou ambulatorial, com anestesia local e alta no mesmo dia.
Nessa cirurgia de varizes nas pernas, a recuperação também é mais rápida. O paciente deverá dar um tempo de suas atividades por uma semana, mas não é para ficar deitado o tempo todo, as pequenas caminhadas precisam ocorrer.
Nessa cirurgia de varizes safena, a recuperação é mais fácil porque não há incisões, por isso, resulta em menos dores pós-operatórias, menor risco de hematomas e um retorno mais rápido às atividades habituais.
Cirurgia de varizes: recuperação das flebectomias
Para as varizes de médio e grande calibre, a cirurgia pode ser também a flebectomia, que vai remover as veias doentes através de microincisões.
Essa cirurgia é realizada em centro cirúrgico, sob raquianestesia ou sedação e anestesia local. A alta é no mesmo dia.
É necessário um período de repouso alternado com deambulação em casa nos primeiros 2 dias, sendo que a quantidade de dias de afastamento vai depender da extensão da cirurgia, recuperação do paciente e tipo de trabalho. O paciente poderá receber prescrição de analgésicos.
Microcirurgia de varizes tem recuperação mais simples
Nessa técnica, as varizes são removidas por pequenas perfurações na pele, com anestesia local.
É preciso fazer um repouso alternado com elevação das pernas e pequenas caminhadas. O retorno ao trabalho é bem mais rápido do que na técnica convencional.
Laser transdérmico não exige repouso
Para tratamento de vasinhos e microvarizes, o laser transdérmico também é indicado. Não há necessidade de cortes.
A técnica vai consistir na emissão de energia laser para provocar o aquecimento e fechamento dos vasos doentes. Não há necessidade de repouso.
Tratamento de varizes com espuma: recuperação
Após o tratamento de varizes com espuma, a recuperação é bastante tranquila porque é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado no consultório do próprio médico. É indicada para varizes, microvarizes e vasinhos.
No tratamento de varizes com espuma, que também é conhecido como escleroterapia com espuma, consiste na aplicação de uma da injeção de um medicamento esclerosante (polidocanol), que vai promover uma reação na veia doente e provocar o seu fechamento.
A escleroterapia também pode ser realizada com líquido, ao invés de espuma. Em muitos casos, a glicose é a substância aplicada.
Após o procedimento, os pacientes podem ir para casa, não tem necessidade de repouso e podem fazer pequenas caminhadas. O pós operatório pode exigir o uso de analgésicos.
Cirurgia de varizes: recuperação exige uso de meias elásticas
Tome alguns cuidados, na cirurgia de varizes, recuperação para qualquer tipo de procedimento, deve envolver:
- Uso de meias elásticas é parte essencial do tratamento. Seja na recuperação de cirurgia de varizes convencional ou nas técnicas mais modernas, essas meias de média ou forte compressão devem ser indicadas pelo médico, de acordo com o grau de tratamento exigido para cada paciente;
- Em qualquer tipo de cirurgia de varizes nas pernas, a recuperação vai exigir também que o paciente evite a exposição ao sol no local onde o procedimento foi realizado, até que as manchas ou hematomas desapareçam;
- Outra prática que faz parte da recuperação é a elevação dos membros de forma intercalada. A frequência e tempo deverão ser decididos caso a caso com o médico;
- Com exceção das escleroterapias (aplicação de vasinhos), quem faz outros tipos de cirurgia de varizes também deve evitar grandes esforços físicos nos primeiros dias, como pegar pesos, subir escadas ou ir à academia;
- Outra dúvida comum dos pacientes é como dormir após cirurgia de varizes. A indicação é que adotar posturas confortáveis, de preferência, de costas e com elevação das pernas.
É muito importante que o paciente siga as orientações do médico após cada procedimento para evitar problemas como infecções, hemorragias, dores ou lesões dos nervos.
Conclusão
Quando uma pessoa está sofrendo com as varizes, deve buscar um especialista para eliminar esse problema. Além da recuperação de cirurgia de varizes ser bastante simples na maioria dos procedimentos atuais, o bem-estar e o ganho de qualidade de vida para o paciente será evidente logo após a realização do tratamento escolhido.