Embora muitos pacientes façam associação da saúde vascular apenas com os problemas estéticos trazidos pelas varizes, é essencial dizer que cuidar bem deste sistema do corpo humano é fundamental para a saúde como um todo.
Veja nesse post o que é sistema vascular e o que fazer para cuidar bem dele.
O que é saúde vascular?
A saúde vascular é composta por um sistema, que é um circuito fechado de vasos distribuídos por todo o corpo e que tem a função de transportar sangue, oxigênio e fluidos para o organismo. Está intimamente associado ao sistema cardíaco, por meio de 160 mil quilômetros de capilares, artérias e veias.
Artérias
Apresentando paredes resistentes e espessas, para suportar o sangue de alta pressão, são vasos que promovem o transporte do sangue do coração para os tecidos. Podem ser classificadas como grandes artérias elásticas, artérias musculares e arteríolas.
Veias
São responsáveis por conduzir o sangue aos tecidos e órgãos para o coração. Podem ser profundas (ficam onde não se vê a olho nu) ou superficiais e visíveis.
Nem sempre o retorno venoso é fácil porque neste momento o sangue está sob baixa pressão e precisa lutar com a gravidade, como no caso do sangue dos membros inferiores.
As veias contam com válvulas para garantir que o fluxo sanguíneo ocorra em uma só direção.
Capilares
Também são vasos sanguíneos com parede delgada e de pequeno calibre. Nesses vasos ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Prejuízo na saúde vascular provoca doenças cardiovasculares e vasculares
Com uma boa saúde vascular o sangue bombeado pelo coração, chega aos pulmões, capta oxigênio e o transporta ao redor do corpo, levando também nutrientes a todo o organismo, por meio dessa rede integrada de vasos.
Quando esse sistema vascular não vai bem, com mau funcionamento de artérias, capilares e veias, pode deflagrar as doenças vasculares (como a insuficiência venosa) e as cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca.
Porém, além do coração, diversos órgãos dependem da saúde vascular como os rins, pulmões e cérebro.
Conheça algumas doenças provocadas por uma má saúde vascular:
Insuficiência venosa
O mau funcionamento das veias dos membros inferiores leva ao acúmulo de líquido, que extravasa dos vasos para os tecidos ao redor, levando edemas.
Essa doença vascular leva ao surgimento das varizes, que são veias tortuosas, alongadas, que estão com sua função comprometida e provocam dor nas pernas, inchaço, sensação de cansaço e peso nas pernas, formigamentos, cãibras, ardências e queimações, coceiras, flebites, manchas, dermatites e úlceras nos membros inferiores.
Outro grave problema que ocorre em função da insuficiência venosa é a trombose venosa profunda, quando ocorre a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, em geral, nas pernas.
Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue, provocando dor e inchaço na região afetada. Esse é um problema grave, que pode levar à migração dos coágulos para o pulmão e ocasionar embolia pulmonar, que pode chegar a ser fatal.
São vários tipos de varizes e o médico especialista em varizes é o profissional indicado para cuidar desse tratamento.
Ao consultá-lo, ele fará uma classificação de varizes, que vai apontar a gravidade de cada caso, e orientar o melhor tratamento.
Outras doenças vasculares tratadas pelo médico ou cirurgião vascular são os aneurismas, aterosclerose nas artérias carótidas, úlcera venosa e pé diabético.
Doença cardiovascular
Nas doenças cardiovasculares, há acúmulo de placas nas artérias que fornecem sangue ao coração. Com artérias mais estreitas e endurecidas o fornecimento de sangue e oxigênio ficam limitados, e podem desencadear graves eventos como os ataques cardíacos.
A insuficiência cardíaca está ligada a doenças como hipertensão arterial, infarto do miocárdio e doença arterial coronariana (que tem sintomas como sensação de aperto no peito, pescoço, mandíbula, ombros, costas e braço; suor inexplicável ou falta de ar).
Uma triste estatística é que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no mundo inteiro.
Doença arterial periférica
Na doença arterial periférica, o prejuízo é das artérias que fornecem sangue aos membros do corpo, com acúmulo de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos.
Essa doença prejudica a circulação do sangue nas pernas e um dos sintomas é dor ao caminhar e cãibras.
Pessoas com doença arterial periférica têm chances maiores de entupimento das artérias que irrigam o coração e cérebro. Por isso, estão mais sujeitas a infartos e acidentes vasculares cerebrais.
Como ter boa saúde vascular?
A genética ocupa um papel de destaque na saúde vascular, se um dos pais carrega o gene, pode repassá-los ao filho. Então, vale atenção dobrada se tiver pais com problemas vasculares.
Alguns fatores podem ajudar a cuidar da saúde vascular e estão relacionados ao estilo de vida e alimentação.
Pare de fumar
Cigarros são muito prejudiciais à saúde vascular, contribuindo para acelerar o processo de aterosclerose, com aumento do risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e tromboses arteriais e venosas. Portanto, o quanto antes parar com o tabagismo, as condições do corpo ficarão melhores.
Tenha uma boa alimentação
Para ter uma alimentação mais equilibrada, é preciso incluir mais cereais, frutas, vegetais, legumes e carboidratos complexos em sua dieta, como farinhas integrais, além de gorduras saudáveis, como o azeite ou óleo de coco. Oleaginosas, se consumidas controlamente, também são benéficas ao organismo. Evite açúcares, gorduras saturadas e álcool.
Pratique exercícios físicos
Uma rotina de exercícios físicos também é muito aconselhada para a boa saúde vascular, porque melhora a circulação sanguínea e promove queima de gordura.
Menos estresse e mais sono
Estresse é um fator de risco para doenças vasculares e cardiovasculares, portanto, um conselho de amigo é tentar evitá-lo ou inserir práticas prazerosas na vida, para aliviar as situações densas.
Além disso, dormir bem também faz diferença na saúde vascular, especialmente porque após algumas atividades físicas a queima calórica e construção de músculos ocorrem nesses momentos de repouso.
Como evitar varizes?
#Fiquem atentos!
Mesmo que não tenha sintomas de problemas na saúde vascular, uma dica de ouro é fazer consultas preventivas com um médico vascular. Esse conselho é especialmente valioso se a pessoa carrega um histórico de doenças vasculares na família.
Essa medida pode levar a ter pernas mais bonitas e bem cuidadas, mas também a uma menor preocupação com a ocorrência de doenças vasculares que podem ser silenciosas e surgir abruptamente em estágios já avançados.