A dor nas pernas pode ocorrer por traumas ou lesões, mas também pode ser provenientes de problemas vasculares.
Veja neste post causas e tratamentos para dor nas pernas.
Dor nas pernas: o que pode ser?
A dor nas pernas pode ter várias origens e entender qual é a causa exata vai depender de identificar em qual situação o desconforto surge, as características dessa dor e até a posição em que a pessoa costuma ficar.
É preciso investigar como e quando ocorre: enquanto a pessoa caminha? É uma dor nas pernas em repouso? Ou é uma dor nas pernas ao deitar?
Além disso, a dor pode ter características como aguda ou crônica, vir junto com queimação ou formigamento.
Por exemplo, a dor pode surgir depois de um tempo longo na posição sentada ou em pé, trazendo uma sensação de peso, ou mesmo aparecer muita dor nas pernas na gravidez, com uma forte sensação de fadiga nos membros inferiores. Em ambos os casos, pode sugerir um problema vascular.
Entenda o que causa dor nas pernas
As causas vasculares que levam à dor nas pernas estão associadas com condições que prejudicam o fluxo venoso nos membros inferiores.
Insuficiência venosa crônica
Uma das principais causas vasculares de dor nas pernas é a insuficiência venosa crônica, que é a doença que dá origem às varizes, microvarizes e vasinhos (telangiectasias). É uma má condição de circulação sanguínea que compromete o retorno venoso do sangue ao coração e pulmões.
É causada por um mau funcionamento das válvulas e flacidez das paredes venosas, que gera um represamento de sangue nos membros inferiores. Com isso, surgem as
varizes, que são veias superficiais, anormais, dilatadas e tortuosas, de tonalidade azulada ou arroxeada, que podem ficar salientes na pele.
Há também as microvarizes (ou veias reticulares/nutridoras) que têm as mesmas características citadas acima, mas com dimensões menores, e tem relação direta com o surgimento dos vasinhos.
Os tipos de varizes podem estar em várias partes do corpo, mas a prevalência é nos membros inferiores, especialmente porque são os músculos dessa região do corpo que fazem o bombeamento do sangue de volta ao coração, especialmente as panturrilhas.
Quando essa circulação fica prejudicada, a tendência é que o sangue se acumule nas pernas e pés. Por isso, também, é tão importante ter uma musculatura de perna forte.
Quando esse problema venoso surge junto com a dor nas pernas vêm sensações de peso, queimação, formigamentos, coceiras, eczemas, cãibras e inchaços nas pernas. De acordo com o estágio da classificação de varizes, podem levar até às úlceras varicosas.
A insuficiência venosa crônica pode ser causada por herança genética, envelhecimento, obesidade, gravidez, sedentarismo, ficar muito tempo na mesma posição (em pé ou sentado), etc.
Trombose venosa profunda
A dor nas pernas também surge com a trombose venosa profunda, que ocorre quando se forma um coágulo em uma ou mais veias do sistema venoso profundo, em geral, afetando os membros inferiores.
Quando isso ocorre surge uma dor forte na perna e inchaço provocado pela obstrução do fluxo sanguíneo nas veias profundas. Em muitos casos, os pacientes confundem esses sintomas com uma distensão muscular, porque a dor piora quando tentam caminhar e, em algumas vezes, fica praticamente impossível dar um passo.
Normalmente, as dores e inchaços ocorrem em uma das pernas, podendo também haver sensação de calor na perna afetada e vermelhidão.
Outro agravante que leva às dores nas pernas e inchaços é quando o coágulo se desprende, percorre as veias e segue para o pulmão, o que pode levar a uma embolia pulmonar, que é um quadro grave e que pode ser fatal.
Fique em alerta então se, além da dor na perna, sentir dor ou desconforto no peito, falta de ar repentina, vertigem, pulsação e respiração rápida.
Uma das principais causas de trombose venosa profunda é a imobilidade dos membros inferiores por um tempo prolongado, como em viagens de carro ou avião, quando a pessoa fica acamada por um período muito longo.
Outros fatores que levam à trombose são lesões nos vasos, uso de anticoncepcionais, cirurgias, obesidade, tabagismo e desequilíbrio nos fatores de coagulação.
Também há muitos casos de pessoas acamadas devido às cirurgias ou doenças que manifestaram a trombose venosa profunda.
Atualmente, pacientes de Covid em UTIs também estão ficando bastante sujeitos à trombose venosa profunda.
Doença arterial periférica
A doença arterial periférica também pode ter a dor nas pernas como um de seus sintomas. Essa é uma forma de aterosclerose, que causa a maioria dos ataques cardíacos e AVCs.
Na aterosclerose, placas cheias de colesterol e gordura vão provocar a degeneração e inflamação da parede das artérias, gerando seu endurecimento e estreitamento.
Nesta doença, as artérias afetadas tendem a ser aquelas que vão irrigar os músculos dos membros inferiores, assim um dos sintomas da doença são as dores nas pernas e cãibras. Pode ocorrer nas coxas, panturrilhas ou pé, mas as panturrilhas são as mais afetadas.
Quando a pessoa tem dor nas pernas devido à doença periférica, caminhar vai deflagrar o desconforto e só vai melhorar depois de um certo repouso. Mas em casos graves da doença, a dor poderá surgir mesmo sem a pessoa caminhar.
Essa é uma doença que pode ser debilitante, mas vai servir como um sinal de alerta para que a pessoa busque especialista para tratar o problema, que pode ter consequências muito mais graves do que a dor nas pernas. Se há aterosclerose nas artérias da perna, pode haver em outros lugares.
Dores nas pernas: como aliviar?
A pergunta sobre o que é bom para dor nas pernas vai ter resposta de acordo com a origem do problema do paciente.
Tratamento para varizes
A insuficiência venosa crônica não tem cura, mas um tratamento com um especialista em varizes, que é o cirurgião vascular, pode trazer grandes resultados.
Não há remédios, cremes ou massagens que irão tratar as varizes, porém, há remédio para dor nas pernas e alívio de outros sintomas.
Para eliminar as varizes e as dores nas pernas que surgem com elas, existem cirurgias convencionais ou métodos minimamente invasivos, como a termoablação a laser ou radiofrequências, microcirurgia de varizes, laser transdérmico e escleroterapias.
A indicação do médico para cada abordagem terapêutica será avaliada de acordo com o tipo de varizes e condições clínicas dos pacientes.
O uso de meias elásticas compressivas, prescritas por um cirurgião vascular, reduzem muito os desconfortos, assim como os inchaços. Além disso, elevar as pernas com frequência também ajuda no alívio da dor.
Tratamento da trombose venosa profunda
Para o tratamento da trombose venosa profunda também é preciso buscar o médico vascular. Na grande maioria das vezes, o tratamento será realizado com anticoagulantes, analgésicos e medicações para reduzir o inchaço.
Tratamento para doença arterial periférica
O tratamento para dor nas pernas devido à doença arterial periférica costuma ser com medicamentos.
Além disso, o médico também vai indicar que a paciente pare de fumar (se for o caso), controle colesterol e triglicérides, faça controle da pressão arterial, diabetes e outras doenças e não desista dos exercícios físicos.
Nos casos em que há progressão da doença, apesar do tratamento clínico instituído, com dor de repouso ou surgimento de feridas que não cicatrizam, o cirurgião vascular deverá indicar algum tipo de cirurgia para melhorar a quantidade de sangue nos membros inferiores (revascularização do membro).
#Dica do médico
Viver com dor nas pernas é uma perda muito grande de qualidade de vida, além disso, esse desconforto também pode evoluir para casos mais graves.
Quem se identificou com algum dos quadros citados acima, não deve deixar de fazer consultas preventivas e, se já souber que tem algum desses problemas, é preciso buscar o médico especialista para um planejamento terapêutico que, certamente, vai livrá-lo desse transtorno.