
Quando você deve ir a um médico que trata varizes? É muito importante saber qual é a especialidade que trata essa questão, porque esse é um problema muito recorrente tanto em mulheres como homens.
As varizes nem sempre são visíveis, porém, alguns sintomas podem ser um alerta de que há falhas no sistema venoso. Leia esse post para entender quais são esses sinais que vão levar à busca pela especialidade médica que trata de varizes.
Qual médico que trata varizes?
O médico que trata de varizes, que é um problema do sistema venoso que acomete cerca de 45% das mulheres e 30% dos homens, é o angiologista ou cirurgião vascular.
O sistema circulatório é formado por artérias e veias, que são vasos responsáveis pelo transporte do sangue para todos os tecidos e órgãos. Além disso, existem os vasos linfáticos que transportam a linfa, que contêm o excesso de líquido retirado dos tecidos, proteínas e células de defesa do organismo.
Médico especialista em varizes: diagnóstico
Em geral, esses problemas no sistema venoso podem ser denunciados a partir da visualização dos vasinhos e varizes, especialmente nos membros inferiores, porém, podem surgir em outras partes do corpo. No entanto, há varizes que ficam em camadas profundas e não são visíveis.
Então, muitos sintomas podem ser um indicador que a pessoa está com insuficiência venosa crônica, que é a doença responsável pelo surgimento dos vasinhos ou varizes.
Se os pacientes chegarem ao médico que trata varizes relatando que sentem dores e sensação de peso, queimação, formigamentos, coceiras ou inchaços nas pernas, esse profissional irá realizar diversos exames clínicos e até de imagem para confirmar a possibilidade de problemas no sistema venoso, já que outras doenças também podem provocar esses sintomas.
Para chegar a um diagnóstico preciso, o médico que trata de veias e varizes pode solicitar exames como eco-Doppler venoso, angiotomografia, angiorressonância ou angiografia.
Ao confirmar a insuficiência venosa crônica, que pode levar não só ao surgimento das varizes, mas também a manchas na pele, inflamações venosas e até úlceras, a melhor abordagem para cada caso será indicada, pode ser tanto um procedimento cirúrgico tradicional (cirurgia de varizes) ou outros mais modernos, mais rápidos em sua recuperação e até mesmo menos invasivos.
Médico que cuida de varizes e outros problemas
Em uma clínica vascular, o médico de veias também vai tratar muito mais do que as varizes, esse especialista cuida também de trombose venosa profunda, estenoses de carótida, aneurismas de aorta, doenças arteriais obstrutivas dos membros, pé diabético, linfedemas, entre outros.
O que causa varizes?

Procedimentos para tratar varizes
As varizes são causadas por herança genética, uso de anticoncepcional, alterações hormonais, gravidez, obesidade e até hábitos de vida, como sedentarismo e ficar longos períodos na mesma posição. Devido à soma de fatores causadores, é até possível entender porque as mulheres são mais acometidas.
O médico especialista em varizes vai investigar essas causas e dar todas as orientações para que as pessoas evitem varizes futuras, após tratamento das já existentes. Além disso, esse profissional também vai esclarecer que soluções caseiras não servirão para o tratamento de varizes.
No máximo, algumas pomadas e cremes servirão para aliviar certos sintomas. Mas para se livrar de vez dos desconfortos causados pelas varizes, é necessário uma abordagem cirúrgica.
Conheça os procedimentos realizados pelos médicos que tratam de varizes:
Microcirurgia de varizes
Nessa técnica cirúrgica, a remoção de varizes ocorre através de pequenas perfurações na pele, com anestesia apenas nos locais da perna onde ocorrem as incisões.
O tratamento será realizado em limitadas áreas do membro inferior, com no máximo 40 cm de diâmetro. Através de microperfurações na pele, é possível retirar as varizes. No mesmo procedimento, é possível também fazer escleroterapia (aplicação de varizes com espuma ou líquido).
Cirurgia de varizes (flebectomias)
Essa cirurgia para remoção de varizes é para veias doentes de médio e grande calibre. O procedimento cirúrgico é realizado através de microincisões.
Esse procedimento costuma ser realizado em centro cirúrgico, sob raquianestesia, mas também pode ser utilizada a sedação e anestesia local. A recuperação é mais rápida.

Safenectomias
As veias safenas fazem parte do sistema de veias superficiais dos membros inferiores e se conectam com o sistema profundo. Em cada membro inferior, existem 2 safenas, a safena interna (ou magna) e a safena externa (ou parva).
Quando doentes, essas veias são responsáveis pelos sintomas da insuficiência venosa crônica.
A safenectomia é a técnica convencional de tratamento cirúrgico da veia safena, que vai consistir na retirada dessas veias doentes.
O procedimento é realizado com uma incisão na virilha e outra ao nível da face interna tornozelo, por onde a veia é retirada. Atualmente, evita-se fazer a retirada da veia safena externa.
Termoablação com endolaser
Esta modalidade trata-se de uma técnica minimamente invasiva, na qual se utiliza um cateter, cuja ponta possui um dispositivo que libera energia (laser ou radiofrequência) com a finalidade de ocluir o vaso.
Em geral, é utilizada para o tratamento das veias safenas doentes, mas pode ser feita em veias varicosas com o Laser Endovenoso.
É realizada através de uma punção da veia , guiado por ultrassom, com inserção do cateter dentro do vaso. Faz-se o disparo da energia e tração do cateter ao longo do vaso tratado, sempre guiado por ultrassom.
Radiofrequência
Trata-se também de uma técnica minimamente invasiva, que consiste na punção da veia safena, guiada por ultrassom, seguido de introdução de um cateter que permite a emissão de ondas eletromagnéticas, com a finalidade de aquecer o vaso e desencadear o seu fechamento.
Possui as mesmas vantagens que a técnica de laser endovenoso, além de poder ser realizada com anestesia local com ou sem sedação leve.
Aplicação de vasinhos convencional
É realizado com aplicação de uma substância esclerosante nos vasinhos. As substâncias aplicadas podem ser polidocanol, glicose, etanolamina, entre outras.
A substância vai provocar um vasoespasmo (contração da veia) e se inicia uma reação inflamatória, que vai resultar no fechamento da veia doente.
Aplicação de varizes com espuma
Nessa aplicação para vasinhos, o medicamento (polidocanol) é misturado com um gás (ar ambiente ou gás carbônico) para formação da espuma a ser injetada. Essa substância também vai promover a oclusão das varizes e vasinhos.
O tratamento de varizes com espuma é também indicado para pessoas com insuficiência venosa crônica avançada, alto risco cirúrgico ou portadores de úlceras venosas.
Laser transdérmico
O laser transdérmico tem sido utilizado para fazer a secagem de vasinhos (telangiectasias) e microvarizes (reticulares ou nutridoras).
Uma vantagem é que esse tratamento não faz uso de incisões ou agulhas e pode ser indicado para pessoas que têm aversão a elas.
O laser é aplicado diretamente na pele do paciente vai provocar o desaparecimento dos vasinhos com o passar dos dias.
Conclusão
Agora que você já sabe qual o nome da especialidade médica que trata de varizes e se percebeu que tem alguns dos fatores de risco e sintomas apresentados acima, não descuide de sua saúde.
Há tratamentos muito eficazes para as varizes, que se não forem tratadas podem evoluir para quadros mais graves. Há soluções para todos os tipos de pacientes e a postura preventiva vai ajudar muito.