Varizes e trombose são problemas que atingem milhões de pessoas no mundo todo. A própria Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia apresenta números alarmantes no que se refere à incidência de mortalidade que tem o mau funcionamento do sistema venoso como fator causador.
Porém, há muitos mitos relacionados a essas patologias, mas também diversos fatores reais que precisam ser conhecidos. Leia esse post para conhecer mitos e verdades.
O que são varizes e trombose?
Trombose e varizes? Qual a diferença? Descubra aqui do que se trata cada um desses problemas no sistema venoso.
As varizes são fruto da insuficiência venosa crônica. São veias anormais, alongadas, retorcidas, dilatadas, cilíndricas ou saculares, que medem a partir de 4mm, e aparecem mais comumente nos membros inferiores. No entanto, poderão acometer até mesmo a região pélvica, afetando ovários, trompas e útero.
Serão resultado de uma alteração funcional do sistema venoso, que ocasiona um mau funcionamento das válvulas venosas e flacidez de suas paredes.
Podem estar na região subcutânea ou em camadas mais profundas, e costumam ter uma coloração azulada ou arroxeada.
Fatores hereditários, alterações hormonais, sedentarismo, envelhecimento, etc, podem ser os fatores causadores das varizes, que costumam gerar sintomas crônicos de dor, queimação, peso nas pernas e inchaços.
Já a trombose venosa profunda também é uma alteração do sistema venoso, porém, a diferença entre varizes e trombose é que a segunda é uma condição aguda, na qual coágulos sanguíneos se alojam no interior das veias profundas, em várias partes do corpo, mas especialmente nos membros inferiores, como na panturrilha ou até nas coxas.
A trombose nas pernas pode provocar sintomas agudos de dor e inchaços, geralmente em um dos membros inferiores, com aumento da temperatura, coloração arroxeada, dificuldades para andar, endurecimento da pele e enrijecimento de músculos, etc.
Além disso, os coágulos formados podem se mover e se deslocar até os pulmões, causando embolia pulmonar, um problema que pode ser fatal.
Diversos fatores podem ser causadores de trombose, como fatores hereditários, câncer, tabagismo, obesidade, imobilidade por longo período, uso de anticoncepcionais, traumas, viagens longas, cirurgias, etc.
Entender a diferença entre varizes e trombose é muito importante, mas também vale saber quais são os mitos e verdades em torno desses dois temas:
Mulheres têm mais varizes e trombose do que homens?
Verdade
A incidência das varizes em mulheres é de 45%, enquanto que nos homens chega a 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
A própria anatomia do corpo feminino também favorece a retenção de líquidos, por isso, as pernas incham muito mais do que as dos homens.
Além disso, as mulheres também estão mais sujeitas às tromboses pelos mesmos motivos que fazem surgir as varizes, como o uso de anticoncepcionais e a gravidez.
Roupas apertadas causam varizes?
Mito
O uso de cintas ou outras roupas apertadas pode prejudicar a circulação sanguínea e o retorno venoso ao coração, mas não são um fator de risco para surgimento de varizes.
Anticoncepcional e cigarro podem causar varizes e trombose?
Verdade
Quando a mulher toma pílula, ela aumenta o risco da incidência das varizes e até da trombose. É um risco baixo, porém, existe, especialmente para mulheres que têm fatores genéticos que possam predispor à insuficiência venosa crônica e trombose venosa.
Se a mulher tem casos de varizes e tromboses na família, deve buscar uma orientação médica antes de começar a usar esse método contraceptivo.
As substâncias do cigarro podem danificar a parede das veias e prejudicar o seu funcionamento, o que favorece o surgimento de varizes. Além disso, provocam alterações na coagulação, que tornam o sangue mais espesso, favorecendo o surgimento de tromboses.
Mulheres fumantes também não devem ingerir anticoncepcionais sob risco de ter tanto varizes como trombose, porque o cigarro vai potencializar o risco, enquanto a pílula provoca alteração nas paredes das veias.
Obesidade provoca varizes e trombose?
Verdade
A obesidade tem sido praticamente um problema de saúde pública em boa parte do mundo. De 1980 para cá, esses níveis mais que dobraram.
O excesso de peso provoca diversos problemas de saúde e estudos já demonstraram que pessoas que têm índices de massa corporal de 30 ou mais têm mais chances de desenvolver uma trombose.
Uma das explicações é que a obesidade também altera os níveis de coagulação do sangue. O aumento da gordura intra-abdominal dificulta o retorno de sangue ao coração, o que sobrecarrega a circulação dos membros inferiores e predispõe ao surgimento de varizes.
Além disso, a obesidade está ligada ao sedentarismo que também pode trazer um agravamento das condições de saúde da pessoa.
Gravidez pode causar varizes e trombose?
Verdade
As alterações hormonais ocorridas no corpo da mulher, aliadas ao ganho de peso e compressão da circulação pelo útero gravídico, vão favorecer o surgimento das varizes.
A gestação e o período pós-parto são condições que aumentam o risco de tromboses venosas porque estão associadas a alterações nos fatores da coagulação sanguínea, predispondo a eventos trombóticos.
Varizes pode levar à trombose?
Verdade
Ambos os problemas estão relacionados ao sistema circulatório, assim, quando uma pessoa tem insuficiência venosa crônica, essa condição também pode favorecer a formação de trombos devido à má circulação sanguínea.
No entanto, nem sempre uma pessoa que tem varizes vai ter uma trombose.
Varizes trazem outros problemas de saúde?
Verdade
Devido ao mau funcionamento venoso, as varizes podem causar úlceras varicosas, gangrenas, infecções, além da trombose e embolia pulmonar.
Por isso, a necessidade de tratar as varizes é tão grande.
Viagem de avião causa trombose?
Verdade
Não só as viagens de avião, mas também as viagens rodoviárias nas quais as pessoas ficam com os membros inferiores imóveis por muito tempo.
A explicação é que as panturrilhas são responsáveis por enviar uma boa parte da circulação sanguínea de volta ao ao coração, porém, quanto estão muito tempo para baixo e imóveis, o sangue que retorna vai encontrar obstáculos e, assim, favorece a formação dos trombos.
Mesmo pessoas que não sabem que têm problemas no sistema venoso podem evitar o problema ao procurar movimentar as pernas durante a viagem, fazendo pequenas caminhadas nos corredores, viajar com roupas confortáveis e tomar muita água.
Cirurgias podem ocasionar trombose?
Verdade
Pessoas que se submetem a cirurgias ortopédicas ou de outras naturezas e precisam ficar por um longo tempo acamadas correm mais risco de sofrer trombose devido ao mau funcionamento da circulação sanguínea.
No entanto, é preciso cuidado especial para aqueles que fazem cirurgias de traumas, joelhos e quadris.
Não é possível prevenir trombose?
Mito
A trombose pode ser prevenida com uso de anticoagulantes, mas também com a prática de exercícios físicos e evitar ganho de peso.
Buscar um especialista em doenças venosas para avaliação dos riscos é uma atitude extremamente benéfica, especialmente para pessoas que já têm herança genética.
Só idosos têm trombose?
Mito
Embora o envelhecimento seja um fator de risco, pessoas de qualquer idade podem sofrer trombose caso se exponha a outros fatores de risco, como o sedentarismo, permanência prolongada na mesma posição, imobilidade por doenças, tabagismo, gravidez, obesidade, etc. Além disso, os fatores genéticos também influenciam.
Musculação provoca varizes?
Mito
Na verdade, a musculação melhora a circulação sanguínea e ajuda a fortalecer os músculos que fazem o bombeamento do sangue de volta ao coração.
Mas a falta de atividade física, junto com o sobrepeso e até o envelhecimento, é que contribuir sim para a formação de varizes.
Porém, para quem já tem as varizes, a prática física também vai ajudar na melhora dos sintomas.
Saltos altos provocam varizes
Mito
O salto alto em si não causa varizes. O que ocorre é que, quando o salto é muito alto, não há uma compressão adequada da musculatura da panturrilha que é responsável por estimular o retorno desse sangue de volta ao coração.
Como o uso do salto alto também favorece o encurtamento da panturrilha, uma boa dica é alongar a região após um dia inteiro de saltos muito altos.
Depilação com cera quente causa varizes?
Mito
Ao entrar em calor com a substância quente, as veias vão se dilatar, porém, esse não é o fator causador das varizes. A temperatura da cera, apenas vai evidenciar as varizes que já existem.
Cremes, óleos ou medicamentos curam varizes?
Mito
Não há medicações ou cremes que curam as varizes. Essas substâncias podem apenas aliviar alguns sintomas, como dores, cansaço e sensação de peso nas pernas. Para tratar os tipos de varizes, os pacientes devem buscar uma cirurgia de varizes tradicional ou tratamentos minimamente invasivos.
Para saber qual o melhor procedimento, é necessário que o médico vascular conheça a classificação das varizes para indicar a melhor abordagem.
Conclusão
A necessidade de cuidar dos problemas venosos de forma preventiva é muito grande, dando muito mais possibilidades de qualidade de vida para os pacientes.
Para evitar a ocorrência de complicações , o médico que cuida de varizes e trombose pode sugerir exames, tratamentos e uso das meias elásticas de compressão, que serão grandes aliadas no processo.